Atendimento Multidisciplinar

Profissionais especializados e experientes trabalham as dificuldades de crianças, adolescentes, adultos e idosos

Coaching Vocacional

Uma das maiores preocupações dos jovens que cursam o Ensino Médio e/ou fazem cursinhos preparatórios para o ENEM e outros vestibulares é a escolha da profissão. Unindo coaching e orientação vocacional, o Coaching Vocacional é uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional, que possibilita aos estudantes refletirem sobre os seus princípios, motivações e anseios, e, assim, tomar uma decisão mais consciente acerca do seu futuro profissional. O Coaching Vocacional também é uma excelente opção para aqueles que iniciaram o Ensino Superior, mas não se identificaram com o curso que escolheram, possibilitando que repensem seu percurso até o momento e se posicionem acerca de qual caminho escolherão traçar. Trabalhamos o Coaching Vocacional por meio de projetos nas escolas e com os nossos parceiros, em pequenos grupos ou individualmente.

Fonoaudiologia

Fonoaudiologia é a ciência que se ocupa de todos os processos de comunicação humana – especialmente em relação à voz e à fala – e seu desenvolvimento, da sucção do leite materno à deglutição na melhor idade. O profissional da fonoaudiologia auxilia:

mães com dificuldade de amamentar;
bebês com dificuldade de sucção;
crianças com problemas de fala, gagueiras e dificuldade de aprendizado;
adultos com distúrbios de voz, audição ou perdas auditivas;
idosos com distúrbios de deglutição e mastigação; e
reabilitação de doenças e distúrbios.

Neuropsicologia

Neuropsicologia é uma área interessada na investigação da relação do cérebro com a cognição e o comportamento humano. É recomendada quando há suspeita de dificuldades cognitivas e alterações comportamentais.

A avaliação neuropsicológica é realizada por meio do uso de entrevistas clínicas, testes e escalas padronizadas, todos validados para a prática clínica. O objetivo dessa avaliação é caracterizar como o cérebro está funcionando, enquanto certas funções cognitivas são estimuladas.

Com a avaliação neuropsicológica é possível identificar o grau de integridade e de comprometimento das funções cognitivas. Essas funções englobam inteligência, memória, atenção, linguagem, raciocínio, percepção visual, funções executivas, entre outras. Além disso, são avaliados comportamento e humor.

Entre as principais aplicações da avaliação neuropsicológica na prática clínica estão:

auxiliar no diagnóstico diferencial de quadros que apresentam sintomas semelhantes ou passíveis de serem confundidos;
auxiliar na orientação para o tratamento, uma vez que, ao delimitar as áreas de disfunção, contribui para a escolha do tratamento ou para mudanças nele;
auxiliar no prognóstico, fornecendo subsídios para estimar a evolução do paciente; e
auxiliar o planejamento de rotinas de reabilitação e possíveis alterações no dia a dia.

Nutrição

Nutrição é uma ciência da área da saúde e de biológicas que forma profissionais capacitados para promover saúde à população. O nutricionista é o profissional da saúde, que atendendo aos princípios da ciência da nutrição, tem como função contribuir para saúde dos indivíduos e da coletividade por meio da alimentação. O trabalho deste profissional é amplo. Dentre suas principais atividades estão:

 

reeducação nutricional (mudanças no comportamento alimentar para uma dieta equilibrada);
intervenção para magreza, excesso de peso ou obesidade;
acompanhamento pós-cirúrgico e pós-bariátrica;
acompanhamento nutricional à gestante e durante o pós-parto;
nutrição esportiva: dieta para atletas e praticantes de atividades físicas;
tratamento dietoterápico (hipertensão, colesterol alto, diabetes, depressão, stress, ansiedade, TPM, menopausa, enxaqueca, insônia, problemas intestinais, síndromes em suas variações);
planejamento de cardápios escolares; e
outras necessidades.

Orientação Profissional e de Carreira

Escolher uma carreira ou mudar o rumo da sua vida profissional pode ser um processo complicado quando não se sabe ao certo o que fazer. O programa de Orientação Profissional e de Carreira vem de encontro às expectativas de quem busca por assertividade, satisfação e ascensão na sua vida profissional. A Orientação Profissional serve como oportunidade de alinhamento de suas habilidades, características pessoais e profissionais, relacionando, assim, o seu trabalho, o seu projeto de vida e a sua satisfação pessoal.
O programa tem atuação ampla e apresenta focos de trabalho distintos de acordo com a fase profissional vivenciada, podendo ser trabalhado nos seguintes eixos:

 

escolha da profissão;
redefinição de profissão/pretensão de investir em nova carreira; e
progressão na carreira atual.

Orientação para aposentadoria

Ao se falar em aposentadoria, surge uma série de questionamentos:  O que esse novo período vai trazer para a minha vida? O que vai mudar? Vai ser melhor? Vai ser pior? E a minha vida social, como vai ficar? Mas uma coisa é certa: a aposentadoria transforma completamente a vida, altera rotinas e hábitos, expectativas e relacionamentos.

Com intuito de auxiliar pessoas que estão prestes a se aposentar ou recém-aposentadas na busca de respostas às suas questões, oferecemos o Programa de Orientação para Aposentadoria.

O programa visa orientar as pessoas a fim de buscarem um novo projeto de vida que lhes satisfaça e a assumirem novas atividades baseadas no conhecimento dos novos interesses pessoais e de novas motivações. Tem por objetivo prevenir os diversos problemas que a aposentadoria não-planejada pode trazer, por meio de reflexões e planejamentos para esta nova etapa da vida. Um trabalho que envolve autoconhecimento, revisão de prioridades, elaboração de um novo projeto de vida, além da descoberta de novas oportunidades de inserção social.

Psicanálise

É um método de tratamento de transtornos mentais, moldado pela teoria psicanalítica. É um campo clínico e de investigação teórica da psique humana, desenvolvido por Sigmund Freud,  com a proposta para a compreensão e análise do indivíduo, ajudando as pessoas a se entenderem, explorando os impulsos que muitas vezes não reconhecem porque estão escondidos no inconsciente. É uma terapia que visa liberar emoções e experiências reprimidas para levar o cliente à cura.

Psicologia

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento e as funções mentais. A vida está em constante mudança, o que afeta todos nós. Seja por decisão nossa, seja por imposição, a mudança traz em si tanto oportunidades quanto turbulências.

O acompanhamento psicoterapêutico atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças mentais, doenças de personalidade ou distúrbios emocionais.

É um processo focado em ajudar indivíduos, casais ou grupos de pessoas a resolver questões emocionais, como depressão, ansiedade (ou outro transtorno mental), dificuldades no relacionamento, problemas com os filhos, problemas no trabalho, entre outras questões.

Nossos atendimentos são destinados a crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Psicopedagogia

Psicopedagogia é o campo do saber que se constrói a partir de dois saberes e práticas, a pedagogia e a psicologia. O psicopedagogo ajuda a melhorar o aprendizado e o desempenho dos indivíduos, buscando conhecer e entender a maneira como o ser humano assimila e processa as informações, construindo os conhecimentos.

A partir da identificação do problema – como dificuldades, distúrbios ou transtornos – aplicam-se métodos para que o indivíduo tenha um melhor desempenho.

O acompanhamento psicopedagógico se destina a crianças, jovens e adultos que enfrentam obstáculos durante o aprendizado ao longo da vida escolar ou acadêmica.
Fiquem atentos quanto a:

baixo nível de aprendizagem de linguagem, articulação, leitura e escrita;
incapacidade de construir imagens claras de fonemas, sílabas e palavras;
fraco desempenho escolar;
dificuldade em adotar bons hábitos de estudo; e
altos níveis de desorganização.

Terapia de Casal

A Terapia de Casal é uma terapia em que ambos os parceiros participam, sendo o foco a sua interação e as dificuldades específicas que estão vivendo. Um bom relacionamento deve ser construído e cultivado diariamente. Contudo, para alguns casais, pode ser mais difícil do que parece, o que acaba gerando problemas.
Os casais buscam a ajuda da terapia para:

melhorar a comunicação;
entender as necessidades do outro, aprendendo a lidar com as diferenças individuais;
acabar com a competição entre o casal;
melhorar a vida sexual do casal;
ajudar a superar a traição ou a quebra de confiança;
entre outros motivos.

O psicólogo, durante o tratamento, ajudará o casal a entender melhor a dinâmica que sustenta os problemas conjugais, além de enfatizar os papéis que cada um desempenha naquela relação, sua parcela de participação nas questões do casal e, acima de tudo, colocar em evidência o lado positivo do relacionamento.

Treinamento de Pais

O Treinamento de Pais surge como uma solução bastante eficaz para problemas de relacionamento entre pais e filhos. Contribui para a adequação no comportamento das crianças e adolescentes e na relação pai e filho, sendo proveitoso para a dinâmica familiar como um todo.

O terapeuta instrui os pais a como serem mediadores na redução de comportamentos problemático de seus filhos.

Participar da terapia de Treinamento de Pais, procurando ajuda para resolver as dificuldades na relação em casa, é uma maneira de promover a saúde, evitando que os conflitos domésticos impactem negativamente o desenvolvimento emocional e social da criança.

O treinamento de pais pode ser realizado tanto individualmente quanto em grupo.

Menu